Como tudo começou:

O Projeto Encontrei um Amigo (EA) – projeto que resgata, reabilita e proporciona um recomeço a cães e gatos da região de Mairiporã – nasceu há mais de 15 anos pelo amor e respeito genuínos de sua idealizadora Tatiana Siaulys pelos animais.

Sem pretensão de ser realmente um projeto, tudo começou com o resgate de animais abandonados e vítimas de maus tratos que viviam em Mairiporã (São Paulo), região onde está situado o hotel Unique Garden, que abriga a sede do EA.


“Nosso propósito sempre foi salvar a vida desses animais tirando-os da rua, dando todo amor e cuidado que precisam e merecem, e o mais importante, oferecer a eles a chance de encontrar uma família de verdade”, conta Tatiana.


Amor, carinho e cuidado: tendo estes princípios como guia, pouco a pouco a vontade de mudar mais vidas cresceu. Em 2008 o EA ganhou um nome e uma forma mais robusta e, para que mais pets pudessem ser resgatados, a estrutura foi crescendo e tomando uma proporção maior. Hoje abriga mais de 200 animais, entre cães, gatos e animais de grande porte sob os cuidados do nosso time de veterinárias e tratadores.


Todos os resgatados são devidamente examinados e tratados considerando seu quadro clínico desde o primeiro dia no instituto.


Nosso objetivo é torná-los confiantes novamente para que possam encontrar e amar uma nova família. Após todos estes cuidados, podem ser disponibilizados para

adoção. Sempre castrados e microchipados.


Por que Encontrei um Amigo? - O nome foi criado porque acreditamos que é muito mais do que adotar, é encontrar um amigo fiel e leal para a vida toda. Assim que somos, assim que acreditamos, assim que sentimos.  

Redes sociais:

Nossa estrutura:

Hoje a nossa estrutura está dividida em três grandes blocos de espaços: haras, canil e gatil Donna e o prédio central constituído pelo: canil e gatil geriatria, centro médico e administrativo.


O canil Donna possui 70 baias que acomodam, em média, 130 cães.


Há uma área de quarentena, específica para animais recém acolhidos, e demais canis para os animais saudáveis, que são acomodados de acordo com temperamento, afinidade etc. 


Temos quatro pet playgrounds para cães onde eles podem brincar livremente com a nossa equipe, que propõe atividades todos os dias, o objetivo é que eles passem o maior tempo possível soltos.


O gatil Donna também fica nessa área, e tem capacidade para acomodar, em média, 40 gatos saudáveis.


Ainda na área Donna, temos um ambulatório médico e um banho e tosa.

No prédio central, temos a geriatria onde ficam os nossos cães idosos ou que necessitam de cuidados especiais. Nessa área conseguimos acomodar em média 45 animais. Aqui fazemos socialização, fisioterapia, acupuntura, entre outras atividades para garantir uma rotina voltada para o bem-estar do animal.


Todos os animais ficam soltos durante o dia e podem passear pelo quintal para realizar atividades ou para um bom banho de sol. Muitos desses animais trazem consigo traumas e medos e esse é um espaço muito importante para o processo de reabilitação social onde eles reaprendem a conviver com pessoas e outros animais. 

Aproveitando a área dos animais idosos, temos o nosso gatil geriátrico, um espaço muito confortável montado para ser semelhante a uma casa, para que os gatinhos mais velhinhos recebam todos os cuidados que necessitam.

No centro veterinário, temos duas internações para tratamentos e cuidados médicos, sendo uma delas para animais com doenças infecto-contagiosas, para que possam ficar isolados enquanto recebem todos os cuidados necessários, sem colocar em risco outros animais. 


Além das internações essa ala é constituída por: um laboratório de patologia, uma sala de fisioterapia, um estoque central e algumas salas para a equipe administrativa e veterinária onde ocorrem reuniões e treinamentos.


Temos uma confortável recepção, para que possamos receber visitantes e adotantes. Há uma parede com fotos de muitos pets que já passaram por lá e os números que contabilizam a quantidade de adoções proporcionadas pelo projeto.

Nosso time:

Nosso time é composto por quatro veterinárias que são guiadas exclusivamente pelo amor aos animais e à profissão.


São elas que dedicam seus dias e suas energias ao bem-estar dos animais. Não é uma tarefa fácil pois exige muita disciplina e senso de urgência. Mas ver esses bichinhos terem uma nova chance na vida compensa tudo.

Gisele Francine da Silva – Médica Veterinária clínica e cirurgiã; Responsável Técnica e Gestora da equipe.

Apaixonada pelos animais desde a infância. Quando ainda era muito pequena, já “acolhia” os gatinhos da rua, e os levava para casa para oferecer cuidados e achar um lar. 


Graduada em 2011 pela universidade Anhembi Morumbi, Pós-graduada e residência em Cirurgia de Pequenos Animais pela mesma instituição. Trabalhou em diversos hospitais e clínicas como cirurgiã na cidade de São Paulo. Mas achou seu verdadeiro propósito aqui no Encontrei um Amigo. Hoje seu principal foco é atuação em Medicina do Coletivo e Medicina de Abrigos.


É voluntária em trabalhos de C.E.D (captura, esterilização e devolução) de gatos ferais e atua como voluntária em campanhas de castração de gatinhos de Paraisópolis. É aspirante para atuar como médica veterinária voluntária em situações de desastres naturais, e poder fazer ainda mais pelos animais.


Ela tem uma linda família multiespécie com duas cachorrinhas adotadas no EA e seis gatinhos resgatados. 



Médica Veterinária Clínica; Responsável Clínica Graduada pela universidade Anhembi Morumbi, Pós-graduada em Oftalmologia pela Faculdade Anclivepa e Pós-graduada em Fisioterapia pelo Instituto Bioethicus.


 A nossa veterinária Ana Laura é responsável clínica dos animais. Ela sempre conta que ainda quando criança, seu sonho era ter um “abrigo” para os animais em situação de abandono ou negligenciados. Seu sonho virou realidade ao fazer parte do nosso time.


Ela, além de atuar como médica veterinária no EA, é voluntária do Abarcar – Médicos do Mundo, e dedica parte do seu tempo prestando atendimento aos animais de comunidades em vulnerabilidade.


Ela tem uma linda família multiespécie com duas cachorrinhas adotadas no EA e seis gatinhos resgatados. 



Médica Veterinária Clínica e Anestesista.


Graduada pela Faculdade Metropolitanas FMU e Pós-graduada em Anestesiologia veterinária pelo Instituto PAV.


Ela chegou ao EA como veterinária plantonista, e aos poucos foi ganhando espaço e se apaixonando pelos animais do instituto.


Ela ama os cães da geriatria, e dedica parte do seu trabalho, voltado aos cuidados deles.


Como quase todos que são veterinários(as), desde criança é apaixonada por cães, e sempre “cuidou e ajudou” dos animais abandonados e da vizinhança do bairro. Stéfany tem um cachorrinho, que conquista o coração de todos por aqui, o Paçoca.



Médica Veterinária Clínica; responsável pelo manejo sanitário de entrada e de manutenção dos animais.


Formada pela FZEA-USP com a missão de levar saúde e amor aos animais vítimas de abandono e maus tratos.


Jaque, iniciou a graduação com o intuito de cuidar dos animais de grande porte, mas com o tempo tornou-se voluntária de um abrigo de cães, onde passou mais de 4 anos como voluntária.


Ela chegou até o EA como estagiária, e acabou conquistando a todos.


Ela deseja de especializar em Medicina de Abrigo e em Odontologia, uma especialidade essencial para a saúde dos nossos animais.


A Jaque tem quatro cães resgatados: Billy, Leo, Hércules e Safira e uma gatinha linda chamada Malu.